O Brasil é dito como o País do Carnaval,
festivo como sempre e com um calor sem igual...
Mas se no frio gostoso de Outono estiver e nele quiser se esquentar,
conheça então nossas 3 Caipirinhas e bóra tropicalizar !!!
Aromáticas que perfumam todas as estações,
elas são perfeitas no finalzinho de tarde nas mais diversas ocasiões...
São Elas...
Hidromel, Cachaça e Cerveja Artesanal,
estilos bem diferentes para que cada gole seja sem igual.
E se na poética da vida estamos a prosseguir,
se liga então no passo a passo para um novo prazer poder sentir!
Sejam todos bem vindos a mais um especial da Revista Neoo...
em cada taça, um mix de aromas e muitas cores...
Aqui suas ideias também poderá expressar,
então crie sua receita e bota a cachola pra imaginar!
....
O Outono está aí e a mudança no tempo já começou. Devagarinho vamos sentindo as noites começarem a serem maiores que o dia e que ao entardecer, aquele friozinho já começa a bater.
Esse é o clima ideal para explorar as bebidas quentes, que mesmo podendo ser "geladas" rs, aquecem o corpo com seu teor alcoólico e sabor especial.
E para te inspirar nesta época mais que propícia, hoje apresentamos três estilos de Caipirinhas com bebidas nacionais, feitas com muito carinho e que são perfeitas para cada momento da sua vida.
Caipirinha de Hidromel
com Uva Niagara e Manjericão
Com a crescente da cultura Hidromeleira no Brasil, iniciamos nossa tríade com aquele que está ganhando cada vez mais espaço entre os apreciadores das boas bebidas, o Hidromel... Em especial, o Hidromel Pyment da Meadwine de Porto Alegre/RS.
Além do Hidromel tradicional feito puro e exclusivamente a partir da fermentação do Mel, o Pyment foi o segundo estilo criado pela Meadwine. Aqui inseriram Uvas ao processo, tornando assim, uma bebida única, com 14% de teor alcoólico, exótica e com as características dos melhores Vinhos (principalmente o Merlot) da Serra Gaúcha.
Outro detalhe importante frisar sobre o Hidromel Meadwine, é que eles, até então, são a única Hidromelaria do Rio Grande do Sul a ter o registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o que os certifica como uma empresa que segue todas as normas para produzir este tipo de produto.
Para fazer a Caipirinha de Hidromel você vai precisar de:
Hidromel Pyment Meadwine
Uva Niagara
Manjericão Fresco (para receita e para decoração)
Açúcar a gosto
Em um copo baixo, adicione 3 Folhas de Manjericão fresco (recém tiraras do pé é melhor ainda) e 7 Uvas Niagara (este tipo de uva é fundamental para trazer exatamente o gosto peculiar dessa receita).
Acrescente uma colher de Açúcar (bem pouco se possível) e macere bem com os outros ingredientes no copo. Aqui é onde começa a fusão de sabores, pois o contraste entre a Uva e o Manjericão realmente fica demais.
E assim como um bom Vinho, saque a rolha do Hidromel Pyment e sirva-o bem delicadamente.
Nessa receita exclusivamente não usamos gelo, justamente para marcar ainda mais o sabor do Hidromel na Caipirinha. Aqui, o que fizemos foi gelar bem o Hidromel para servi-lo ainda gelado.
Complete de Hidromel Pyment até a borda do copo, levemente misture com uma colher e finalize decorando com um ramo de Manjericão fresco.
Parabéns... Você tem um espetáculo de sabor a sua frente👍
Essa é uma grande versatilidade para os amantes de Hidromel aqui do Brasil, pois essa bebida não só pode (como deve) ser apreciada sozinha, como também pode ser apreciada em uma fusão de sabores como nessa Caipirinha.
E assim como diz Alex Scheffer e Luana Toscan (atuais responsáveis pelo Hidromel Meadwine que desde 2014 está no mercado), esse Hidromel não é apenas uma bebida, é uma experiencia. É uma bebida 100% natural e contém zero de compostos químicos em sua fabricação.
Show né... Agora é só mandar ver na sua receita com essa bebida que é uma das mais antigas do mundo e digna dos grandes Deuses da Terra :)
Caipirinha de Cachaça
com Laranja e Hibisco
A Cachaça sem sombra de dúvidas é a bebida mais clássica para se fazer uma boa Caipirinha aqui no Brasil. É por isso que nessa tríade teríamos que ter uma bebida que fosse a altura desse clássico, ou seja, não uma simples Cachaça, mas sim uma "Ótima" Cachaça... Assim como a Cachaça Descansada da Cachaça Campanari de Monte Alegre do Sul/SP.
A Cachaça Descansada leva esse nome pois é armazenada (após o seu processo de fabricação) de 10 à 14 meses em antigos Tonéis de Carvalho Escocês. Então durante esse período, ela descansa suavemente para assim, incorporar o sabor da madeira em que é armazenada. Alguns desses Tonéis beiram os 100 anos de idade e são eles que garantem a macies da bebida ao final do processo.
Para fazer a Caipirinha de Cachaça você vai precisar de:
Cachaça Descansada Campanari
Laranja (em rodelas e em suco)
Folhas de Hibisco desidratado para a receita
Folhas de Hibisco frescas para decoração
Gelo
Açúcar a gosto
Em um Taça alta, adicione o Gelo, rodelas de Laranja (delicadamente acomode as rodelas de Laranja entre o Gelo) e finalize com o suco de uma Laranja (sem sementes heim rs).
Para trazer aquele grande diferencial na receita, nesse passo inclua de 3 à 5 Folhas de Hibisco desidratado. Deixe-as por cima de tudo, pois quando for a hora de colocar a Cachaça, o sabor e a cor do Hibisco começará a aflorar.
O Hibisco é muito fácil de ser encontrado nas cidades e no interior, uma Flor que nasce em um Arbusto e que é muito rica em propriedades medicinais. Nessa Caipirinha é ela quem dá o ar e o contraste da Natureza
Acrescente uma colher e meia de Açúcar sobre o Hibisco e não misture... Esse é um dos truques das Caipirinhas da Revista Neoo, onde as camadas são apreciadas tanto quando tomadas diretamente no copo ou por um canudo (como Tchay).
E assim como na Caipirinha de Hidromel, complete a Taça com a Cachaça Descansada Campanari, mas desta vez quase até a borda da Taça, deixando apenas aproximadamente um dedo de sobra.
Apesar da História da Cachaça Campanari começar em 1995 no alambique de Neno Campanari (Antonio Sergio Campanari), suas raízes vieram lá do século XX, quando seu avô, Luigi Campanari, recém chegado da Itália, utilizou seus conhecimentos da destilação do bagaço da Uva e o transferiu para sua produção de Cana de Açúcar. Nesse momento nascia da Cachaça que até então era conhecida como "Lambedor".
Esse legado centenário virou tradição e após a morte do Pai (Adolpho), Neno Campanari criou seu próprio Alambique gerando diversos produtos como essa Cachaça que apresentamos, que é rica em sabor, com ingredientes orgânicos e com uma macies sem igual.
Esse legado centenário virou tradição e após a morte do Pai (Adolpho), Neno Campanari criou seu próprio Alambique gerando diversos produtos como essa Cachaça que apresentamos, que é rica em sabor, com ingredientes orgânicos e com uma macies sem igual.
Hoje a Cachaça Campanari é gerenciada não só por Neno Campanari, mas também por sua filha Maíra Gabriela Campanari, que igual ao seu pai (que diz que nasceu na cachaça e que vai morrer na cachaça), está totalmente disposta a levar esse legado aos 4 ventos desse mundão ou até onde puder :)
E se essa história está boa, imagina o quanto também está gostosa essa Caipirinha de Cachaça com Laranja e Hibisco... Por isso, agora finalize decorando com uma Flor de Hibisco e voalá... Outra belezura para ser degustada nos melhores momentos da sua vida.
E quanto mais você vai tomando, mais a cor e o sabor do Hibisco vai predominando ;)
E quanto mais você vai tomando, mais a cor e o sabor do Hibisco vai predominando ;)
Caipirinha de Cerveja
com Limão Taiti e Mirtilo (Bluebarry)
Fechando nossa tríade com chave ouro, apresentamos ela, a bebida que está sendo a maior sensação do momento e que está mudando a concepção do que é realmente tomar uma boa Cerveja, a Cerveja Artesanal. E para que essa Caipirinha de Cerveja fosse top demais, decidimos fazer com o estilo IPA, mais precisamente uma Rye IPa da Pindorama Cervejaria de Campo dos Goytacazes/RJ.
Um detalhe legal sobre essa Cerveja é que ela foi elaborada como projeto final do curso de "Tecnologia Cervejeira do ICB' por um dos sócios da Cervejaria. Aqui o mesmo buscava um diferencial das IPA´s do mercado e usou um centeio totalmente ímpar para dar mais complexidade e aroma ao paladar do apreciador.
Para nós da Revista Neoo... Essa foi uma das IPA's mais aromáticas que experimentamos nos últimos tempos.
Para fazer a Caipirinha de Cerveja IPA você vai precisar de:
Rye IPA da Pindorama Cervejaria
Mirtilos (os famosos Blueberries)
Limão Taiti (em rodelas e em suco)
Gelo
Açúcar a gosto
Uma dose de Cachaça caso desejar
Em um Pint (copo para cerveja), adicione o Gelo e as rodelas de Limão (delicadamente acomode as rodelas de Limão entre o Gelo).
Assim como na Caipirinha de Cachaça, adicione o suco de 2 Limões. Não mexa... esse detalhe fará a total diferença no apreciar final da bebida.
Outro grande diferencial que trazemos para essa receita, é adicionar uns 5 Mirtilos já macerados com meia colher de açúcar ao copo... Por isso, em uma coqueteleira ou em outro recipiente, macere os mirtilos com o açúcar.
Nesse passo deixe os Mirtilos por cima de tudo e caso desejar, esse é o momento de adicionar uma dose de Cachaça... Nós fizemos das duas maneiras e as duas ficaram demais, porém aqui, para realçar ainda mais o sabor da Cerveja, optamos por não adicionar a Cachaça... Mas seja livre para adicionar Cachaça, Vodka, Gin e até mesmo Tequila que fica uma delícia.
E assim como na Caipirinha de Hidromel e de Cachaça, complete o Pint com a Rye IPA bem delicadamente para os líquidos não se misturarem e formarem camadas.
Por incrível que pareça, a Pindorama Cervejaria completa seu primeiro ano de vida agora neste mês de Abril. Uma Cervejaria que é motivada pela paixão dos amigos Igor Bohrer, Mario Cruz e Ildefonso Alvarenga, tanto pela cerveja, quanto pelas infinitas possibilidades dos seus sabores.
Pindorama significa "Terra das Palmeiras" em Tupi Guarani, nome dado ao nosso Brasil antes da chegada dos Portugueses em 1500... E como Campo dos Goytacazes é terra dos Índios Goitacá, a Cervejaria também busca (não só no nome) uma ligação maior com as raízes da vida... Trazendo cervejas menos industrializadas e mais artesanais, tudo para que você e seus amigos ou amigas, tenham novas descobertas, surpresas e aquela explosão de sabores que o lúpulo nos traz.
Agora sim...
Finalize sua Caipirinha de Cerveja com 2 rodelas de Limão e bóra curtir aquela piscina ou praia nos melhores dias de Sol :)
Essa Caipirinha com certeza irá lhe surpreender !
E se você achava que esse especial parava por aqui,
saiba que nesse dia ouvíamos no ambiente muitos Bem-Te-Vi.
Eles passavam, cantarolavam e irradiavam o ambiente,
foi um belo sinal que a Natureza estava presente.
saiba que nesse dia ouvíamos no ambiente muitos Bem-Te-Vi.
Eles passavam, cantarolavam e irradiavam o ambiente,
foi um belo sinal que a Natureza estava presente.
Um balde com gelo então para dar aquele grau,
você pede um Drink e o Barman fala "Fica Frau".
Ele domina a arte e literalmente desempenha,
pois o que mais deseja é que bons momentos você tenha!
Esse é um dos conceitos que nós da Revista Neoo atribuímos à Bruno, Barman do Estação Resenha Bar e Petiscaria de Americana/SP. Local que não só foi o palco dessa produção, mas que arrasou com seu profissionalismo e atenção em todo o processo.
Nós passamos a ideia das três Caipirinhas que iríamos executar e ele com sua arte soube literalmente nos impressionar. Foi uma sinergia muito legal e fez fluir um trabalho praticamente perfeito.
E se você deseja experimentar belas Caipirinhas como essas sob a mão de quem sabe, indicamos que vá até o Estação Resenha e peça a sua. Um local que foi criado praticamente há 3 meses e que vem sendo uma das maiores sensações de entretenimento na cidade de Americana/SP.
Idealizado por Thiago Ortega e Peterson Souza, o Estação Resenha propõe ser um ambiente descontraído pra bater aquele papo esperto, curtir um bom som e é claro, apreciar ótimos Drink´s e Cervejas Especiais. Eles são parceirassos da Revista Neoo e vocês os verão muito por aqui nas próximas receitas que já estamos armando.
Então já sabem... anotem as receitas dessas maravilhosas Caipirinhas para esquentar ainda mais o seu Outono e fiquem antenados que muitas novidades ainda virão pela frente.
Saúde Galera... Símbora pois o som não pode parar ;)
yeahhhhhhh
Participação especial:
Caneca Viking / Art's Viking
Pratos de Cerâmica / Beth Shiroto Yen
Pote de Cerâmica para Mirtilos / Oficina Lica Cruz
Sousplat / Mesa no Capricho
Pratos de Cerâmica / Beth Shiroto Yen
Pote de Cerâmica para Mirtilos / Oficina Lica Cruz
Sousplat / Mesa no Capricho
Menção Especial
ICB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário