Desde os anos 20 descobriram o pau-rosa por causa do seu cheirinho amadeirado, floral, cítrico e doce. Uma árvore que pode atingir até 30m de altura, que se regenera muito lentamente, que nasce perto de igarapés na Amazônia e que sustenta há quase um século o aroma de vários perfumes que gostamos. O pau-rosa está na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza como criticamente ameaçadas de extinção (http://goo.gl/JcNMjT).
Em geral, para produzir 9 litros de óleo de pau-rosa é necessário processar 1 tonelada de madeira. Tudo começa com a derrubada das árvores. Os troncos viram lascas em um triturador. Essas lascas vão para um alambique. O processo de destilação é feito em duas etapas.
COMO PLANTAR PAU-ROSA?
Com sementes de pau-rosa na Amazônia. Precisamos dos frutos que se soltam naturalmente quando atingem o ponto máximo de maturidade e caem na terra. Se colhidas verdes nas árvores, precisam ser transportadas e armazenadas até ficarem maduras. Elas não gostam de lugares refrigerados nem secos. Para produzir as mudas, as sementes germinadas podem ser plantadas num saco plástico numa profundidade de 2cm.
Fonte: Árvore, Ser Tecnológico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário