Calcula-se que a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile, tenha feito mais de 40 mil vítimas entre mortos, desaparecidos e sobreviventes às torturas aplicadas pelos agentes da repressão. Uma dessas pessoas que sobreviveram é Haydee Oberreuter, presa grávida em 1975. Sua história é tema do documentário “Haydee e o Peixe Voador”, exibido com exclusividade no Canal Curta!, dia 17 de maio, na Sexta da Sociedade, às 22h10.
As cenas se passam durante o julgamento de seus torturadores, algo até então sem precedentes no Chile, realizado 40 anos depois de sua prisão. Entre outras violações, seus algozes conscientemente forçaram-na a abortar o filho que esperava, através de violentas torturas, sob a justificativa de que seria “um comunista a menos”.
Entre as audiências, que se estenderam por semanas, a própria Haydee conta sua história de dor e resiliência, enquanto permanece lutando por justiça, por ela e por Sebastián, nome que deu ao filho morto em seu ventre. Ela tinha 21 anos e jamais imaginou que, quatro décadas mais tarde, voltaria a se encontrar com seus algozes em um julgamento sem precedentes no Chile.
O documentário é dirigido pela chilena Pachi Bustos e produzido pela Giros.
Duração: 71min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 18 de maio, sábado, às 02h10 e 12h05; 19 de maio, domingo, às 19h00; 20 de maio, segunda-feira, às 16h10; 21 de maio, terça-feira, às 10h10.
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
Crédito de Conteúdo e Foto via Agência Febre
Crédito de Conteúdo e Foto via Agência Febre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário