Em dez episódios, a série inédita “Ensaios Contemporâneos” mostra os passos da dança contemporânea no país, dos primórdios aos dias de hoje, e destaca importantes companhias, pela ótica de críticos, estudiosos, bailarinos e coreógrafos. O diretor Eduardo Hunter traça uma espécie de linha do tempo, começando pelas reminiscências clássicas e modernas na dança contemporânea, a abertura para uma maior diversidade técnica, a libertação da fórmula restrita aos moldes dos balés europeus e o estudo e o diálogo com movimentos que sequer faziam parte do universo dos bailarinos até o advento da contemporaneidade – ou pós-modernismo.
O primeiro capítulo, “Dança contemporânea brasileira, uma trajetória”, se inspira em um artigo considerado fundamental à dança brasileira: “Ten Theses on Brazilian Dance”, de Helena Katz. Em entrevista para a série, ela diz:
“Se a gente quiser abrir mão da perspectiva do colonial, a gente vai ter que admitir que aqui já tinha dança antes do colonizador chegar porque aqui já tinha gente. (...) Nós nos comportamos por muito tempo como o colonizador gosta, adotando os valores deles”.
A série “Ensaios Contemporâneos” foi produzida com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, da Ancine.
A estreia é na Terça das Artes, 14/05, às 23h.
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
Crédito de Conteúdo e Foto via Agência Febre
Crédito de Conteúdo e Foto via Agência Febre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário