Man Ray é responsável por explorar a fotografia e elevá-la ao patamar de Arte, além de ser considerado um dos artistas mais influentes do século 20, seja pelo fascínio de seus trabalhos experimentais ou por seu desempenho ao encorajar a arte de vanguarda, tendo exercido papel essencial entre dois movimentos artísticos importantes: o dadaísmo e o surrealismo.
“Man Ray em Paris”, exposição dedicada a trajetória do artista com a apresentação de um panorama completo de sua obra, promove workshop gratuito ministrado pelo fotógrafo e também consultor técnico da mostra, Pedro Karp Vasquez. A atividade será realizada em 19/10 (sábado), às 15h e objetiva abordar os aspectos técnicos do trabalho de Man Ray, bem como as estratégias criativas por ele empregadas ao longo da carreira, contribuindo para a expansão dos limites expressivos da fotografia e sua inserção no circuito cultural, tanto do ponto de vista museológico quanto mercadológico.
Com um discurso fundamentado em numerosos exemplos e com ênfase nas fotografias expostas na mostra, Vasquez esclarecerá os aspectos técnicos da criação fotográfica do artista. “Man Ray e a fotografia” propõe uma discussão sobre as práticas que fizeram do artista uma figura central na expansão dos limites expressivos da fotografia. “Nosso encontro será destinado ao público de um modo geral e, por isso, explicarei as técnicas e os diferentes processos fotográficos empregados por Man Ray e que também estão presentes na exposição, a maioria dos quais caiu em desuso com o advento da imagem digital. Falarei sobre fotografia e cinema durante o dadaísmo e surrealismo, partindo de Man Ray, mas abordarei também outros artistas importantes”, adianta Pedro Karp Vasquez.
Sobre Pedro Vasquez
É escritor, autor de 27 livros, fotógrafo e curador. Formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, e trabalha como editor de não ficção na Editora Rocco. Como administrador cultural, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; tendo sido também diretor do Solar do Jambeiro. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e do Pen Clube do Brasil.
O auditório do CCBB SP tem capacidade para 45 pessoas e as senhas para os interessados no workshop serão distribuídas às 14h – uma hora antes do início do evento. A exposição “Man Ray em Paris”, com curadoria da francesa Emmanuelle de l’Ecotais fica no CCBB SP até 28 de outubro. Depois, segue para Belo Horizonte, também com produção executiva da Artepadilla.
“Man Ray em Paris” já alcança o número de 110 mil visitantes desde sua estreia (21/08). Uma exposição para incluir no seu roteiro para os próximos dias.
O CCBB SP - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro de São Paulo/-SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
11 3113-3651 / 3652
Crédito de Conteúdo e Foto: Agência Febre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário