A primeira Câmera Fotográfica foi inventada por Louis-Jacques Mandé Daguerre, que a construiu a partir de uma caixa completamente escura. Em seu interior tinha uma placa de ouro que ao ficar exposta em vapores de iodo, formava uma camada de iodeto de prata. Depois, a placa era revelada em vapor de mercúrio e uma solução de tiossulfato de sódio... E assim a imagem fixada surgia.
Essa novidade explodiu em todo o Mundo e outros modelos surgiram a partir deste.
Todas eram grandes e com uma estrutura de caixa de madeira polida com aplicações em metal. Tinham uma abertura com uma lente que dirigia a luz para o fundo da câmara escura onde se encontrava uma chapa de vidro com emulsão (daguerreótipos, calótipos ou colódio úmido), materiais que eram pouco sensível à luz. Após 1870, começaram a aparecer as primeiras chapas utilizando gelatina e emulsões mais sensíveis, otimizando a rapidez para captar a imagem.
Fotografar era uma atividade exaustiva, demorada, delicada e que precisava de muita atenção.
Só para ter uma ideia, normalmente era usado uma carroça para transportar a Câmera e todos os seus acessórios.
Os fabricantes foram lançando modelos menores e também usando outros materiais, como metais por exemplo, com o objetivo de deixar os equipamentos mais leves e mais atraentes. Paralelo a isso também surgiu novas formas mais simples de captar a imagem, com Câmeras de discos, filmes em rolo, etc...
Conheça algumas Câmeras de época:
Hoje, grande parte da população mundial tem fácil acesso ao ato de fotografar, onde muitas vezes faz parte da rotina cotidiana registrar diversos momentos da vida.
Esperamos que tenha gostado dessa viagem no tempo e que este artigo te inspire a fazer ótimas fotos!
Esperamos que tenha gostado dessa viagem no tempo e que este artigo te inspire a fazer ótimas fotos!
Artigo e Pesquisa: Equipe Neoo
Imagens: Google
Citações:
Louis-Jacques Mandé Daguerre
A Revista Nós e outros Olhos apoia a Educação e incentiva conhecimento como este!
Propague a Educação você também... Isso só faz o bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário