A Alfazema cresce de forma similar a um arbusto, onde suas flores são violetas e com hastes. Ela contém um aroma leve e marcante ao mesmo tempo, dá um ar de serenidade e elegância (devido às suas propriedades calmantes) e nos passam uma gostosa sensação de bem-estar.
Com o poder de acalmar, de melhorar o sistema digestivo, de combater alergias e picadas de insetos, a Alfazema ainda auxilia no tratamento de estados psicológicos de inquietação, perturbações do sono, irritação gástrica, flatulência, dispepsia nervosa, má circulação, exaustão física e mais, tem propriedades antissépticas, antiespasmódicas, analgésicas, cicatrizantes, antiasmáticas, anticonvulsivas e sudoríferas.
Muito utilizada em cosméticos, na culinária, na medicina e também na magia, um detalhe muito interessante é que Gregos e Romanos já utilizam a Alfazema em seus banhos, inclusive, até hoje ela é muito usada no setor de perfumaria, onde seu principal desenvolvimento aconteceu na Europa. Outro detalhe é que na segunda Guerra Mundial ela também era usada para limpar os ferimentos dos soldados.
E para você que gosta de cozinhar, saiba que na gastronomia, devido ao seu aroma marcante, a Alfazema dá espaço à chás, sobremesas e outros pratos, sendo todos com aspectos exóticos. E claro, na magia a Alfazema tem um papel importante em banhos, sachês, aromatizadores e em alguns feitiços, onde seus principais efeitos estão ligados ao romantismo, a evolução, a feminilidade, a tranquilidade, a serenidade e a cura (apenas contra indicada para quem possui úlcera).
Legal né? São inúmeros os benefícios que essa planta tem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário