No tranquilo recanto da zona rural de São Bernardo do Campo/SP (especificamente no Distrito do Riacho Grande), há um artista que transforma o barro em narrativas orgânicas: Walter Alves, um grande ceramista que ao tocar na argila, se entrega totalmente naquilo que está fazendo, permitindo assim, que a natureza e o destino se entrelacem naturalmente por toda a obra.
Só para você ter uma ideia, a essência criativa do Walter reside na expressão da beleza natural, da simplicidade e da sutileza. Cada peça produzida carrega nuances e "imperfeições" da Natureza, ou seja, um reflexo da vida em seu estado mais puro. Por isso, Walter não se vê como um criador, mas como um canal para que as mais belas peças possam se manifestar. E este lindo e exótico Conjunto de Jantar, por exemplo, reflete exatamente a beleza criativa deste querido ceramista.
Composto por 2 Pratos, 2 Bowls, 2 Porta-Guardanapos, 1 Jarra e 2 pequenos Copos, este conjunto da "Linha Caminhos" tem um design que parece ter sido brotado da própria Natureza. Orgânico, fascinante, rico em detalhes e representando um trabalho excepcional, este conjunto traz sobre a mesa a verdadeira beleza que reside no ato de se alimentar.
E por ser bem versátil, você poderá utilizá-lo em inúmeras ocasiões, como no café da manhã, no almoço, no petisco da tarde ou até mesmo em um lindo jantar romântico. Com ele, não tenha dúvidas, você perceberá a verdadeira essência da Arte Cerâmica. ❤
A jornada de Walter até a fundação da Mak Cerâmicas iniciou com um curso em arte cerâmica no Ateliê da Cerâmicas Baluarte (Associação dos Ceramistas e Artesãos do Estado de São Paulo) através de um projeto local de desenvolvimento e geração de renda, onde desencadeou um processo de descoberta e paixão pelo ofício, que inclusive, o fez dar continuidade neste programa no Riacho Grande, fazendo germinar outras sementes e proporcionando aos participantes uma atividade profissional e até mesmo de auto realização.
Em cada peça modelada percebe-se a gratidão que o Walter tem pela Cerâmicas Baluarte, que não apenas lhe permitiu aprender e se apaixonar por essa arte, mas também o ajudou a crescer e a se tornar quem é hoje. Ele reconhece que é um dos muitos frutos desse projeto extraordinário e por isso faz questão de cultivá-lo.
A escolha do nome Mak tem suas raízes na palavra árabe "Maktub", significando "destino" ou "já estava escrito".
Para Walter, essa palavra desmembrada em pedaços tornou-se um pseudônimo, pois Mak representa algo além do indivíduo, buscando a universalidade. É a impessoalidade do ser-humano, uma identidade aberta a todos. Mak não é um indivíduo específico; é um conceito, um espaço onde todos podem se conectar. Legal, né?
Para nós, Walter já deixou a sua marca artística na cidade de São Bernardo do Campo e em boa parte da região metropolitana de São Paulo. Até porque, no universo da cerâmica, Walter não se limita apenas a moldar argila; mas acima de tudo, a moldar destinos e a transformar vidas.
E para você que se inspirou com esse grande ceramista e que sempre está a procura das melhores obras feitas na argila, de coração esperamos que tenha gostado desta publicação e que ela possa te aproximar ainda mais do mundo da arte. Até porque, esta publicação faz parte da série "Arte Cerâmica: Um olhar sobre os artistas ceramistas do Brasil"
Até a próxima! ☺
Saiba mais sobre o ceramista apresentado:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar no nome
No cenário:
Wolff com Talheres de Mesa
Anama Home com Guardanapos e Trilho de Mesa
Holamfood Cogumelos com Cogumelos
Trabalho expecional 😍 peças lindas , capricho fenomenal que talento maravilhoso 🥰
ResponderExcluirRealmente as peças do Mak Cerâmicas são verdadeiras obras de arte.
Excluir