Post Top Ad

Do Prato Principal à Sobremesa: As melhores dicas para o Dia das Mães

Celebrando o amor e a dedicação das mulheres que desempenham o verdadeiro papel materno em nossas vidas, o Dia das Mães é uma data que transcende o tempo e as fronteiras culturais. Originado nos Estados Unidos no início do século XX, o Dia das Mães tornou-se uma celebração global onde todos separam um momento para homenagear aquelas que nos deram vida, amor e apoio incondicional ao longo dos anos. E mais do que uma simples data no calendário, o Dia das Mães representa um vínculo especial, ou melhor, uma conexão única que molda nossas vidas de maneiras profundas e significativas.

Agora, o diferencial da figura materna vai além das palavras, pois as Mães, fontes inesgotáveis de carinho, sabedoria e força, sempre buscam nos proporcionar conforto nos momentos difíceis e alegria nos momentos de celebração. Como um farol (sempre presente e inabalável), seu amor é o que nos guia pelos mares turbulentos da vida. E é justamente por isso que o Dia das Mães é muito mais do que uma simples comemoração; é uma oportunidade para expressar nossa gratidão e reconhecimento por tudo o que elas representam em nossas vidas.

Por isso, neste Dia das Mães homenageamos todas essas mulheres extraordinárias de uma maneira muito especial, compartilhando uma receita que celebra o amor, o cuidado e o caloroso convívio familiar; o Suflê de Queijo com Sálvia e Tomate Confit, que por ser uma combinação perfeita de sabores delicados e aromas marcantes, é ao mesmo tempo reconfortante e sofisticada. Bora aprender?
Suflê de Queijo com Sálvia e Tomate Confit
Antes de iniciarmos o passo a passo dessa bela receita, vale destacar que ela é rica em detalhes e processos, onde todos, sem exceção, devem ser seguidos à risca. Mas não pense que tudo é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, aqui o que vale é a plena atenção. Por isso, siga todas as nossas dicas que tudo fluirá perfeitamente.

Ingredientes:
120g de Queijo Artesanal
1 pequeno punhado de Sálvia
1 colher de Manteiga
1 colher e meia de Farinha de Trigo
1 xícara de Leite
5 claras de Ovos
3 gemas de Ovos
Sal e Noz Moscada à gosto
Tomate Confit à gosto

Preparo:
Primeiramente, abra uma boa garrafa de vinho e sirva-se bem prazerosamente. Até porque, ela será fundamental para que a inspiração do momento possa reinar em absoluto. E fala a verdade.. Quem não gosta de cozinhar apreciando um bom vinho? 😉
Vinho Sempiterno Tannat
Agora sim! Com os ingredientes em mãos, comece aquecendo o forno e leve uma travessa com água para já ir esquentando também, pois essa receita de Suflê será assada em banho maria. Ah! Aproveite este momento e já unte os ramequins que irá utilizar com manteiga e fubá (após isso, leve-os para a geladeira). Aqui, nós substituímos os tradicionais ramequins pelos belíssimos Pratos de Cerâmica da ceramista Flávia Pircher, trazendo para o Suflê, um formato único e encantador.
Pratos de Cerâmica Flávia Pircher
Neste momento, aproveite e já rale também o Queijo que irá utilizar na receita. Aqui, no caso, usando o Ralador da Martinazzo e claro, optando pelo Queijo do Serro Fazenda Ventura, uma obra-prima da culinária que eleva qualquer receita a um novo patamar de sabor.
Ralador Martinazzo
Com uma casca firme e um interior macio, este Queijo Artesanal cativa os paladares mais exigentes com sua combinação equilibrada de aromas e texturas. Inclusive, seu sabor rico e acentuado complementa perfeitamente o Suflê, adicionando uma irresistível profundidade de sabor a cada mordida.
Queijo do Serro Fazenda Ventura
Além disso, este Queijo tem um histórico impressionante de reconhecimentos e de prêmios, consolidando sua reputação como um dos melhores queijos do Brasil e do mundo. Então ao incorporar esse queijo na sua receita, você estará garantindo uma experiência gastronômica verdadeiramente memorável.
Queijo do Serro
Elaborado com maestria pela Família Pires na deslumbrante Fazenda Ventura em Santo Antônio do Itambé/MG, região do Serro, este Queijo é muito mais do que um produto culinário; é um testemunho vivo de uma tradição familiar iniciada em 1940 com a união de José Pires e Maria de Lourdes, quando escolheram erguer não apenas uma casa, mas um lar na Fazenda Ventura, conferindo ao local não só o nome da propriedade, mas também os votos de sorte, prosperidade e alegria. E essa herança ancestral, profundamente enraizada, representa a terceira geração de produtores de queijo, mantendo a chama da tradição acesa e preservando o savoir-faire transmitido por seus antepassados.
Fazenda Ventura
E assim como o Queijo, a Sálvia é outro elemento fundamental para a receita, pois adiciona camadas de sabor e aroma, elevando como nunca o sabor do Suflê.
Como usar Sálvia Orgânica em receitas?
Reconhecida por suas folhas verde-acinzentadas e aroma distinto, a Sálvia é uma erva versátil e amplamente apreciada na culinária, especialmente em pratos de origem italiana. Seu sabor levemente amargo e terroso combina harmoniosamente com o Queijo, proporcionando um contraste delicioso e uma profundidade de sabor única ao Suflê.
Sálvia Orgânica Kampo de Ervas
Além disso, a Sálvia oferece diversos benefícios à saúde, sendo rica em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, ou seja, além de deliciosa, é também muito nutritiva.
Sálvia Orgânica
Oferecida pela Kampo de Ervas de Ribeirão Preto/SP, uma marca respeitada e reconhecida por seu compromisso com a produção de ervas orgânicas de alta qualidade, isso sem falar do seu destaque na abordagem sustentável e na visão holística da agricultura, a Sálvia faz parte de uma vasta linha de produtos naturais que têm com único objetivo promover o bem-estar e a saúde das pessoas. Por isso, a Kampo de Ervas cultiva suas plantas com muito cuidado, carinho e dedicação, garantindo não só a pureza e a potência de cada erva, mas priorizando sempre o seu compromisso inabalável com a qualidade e a autenticidade.
Kampo de Ervas
Dando continuidade na receita, agora vamos para o preparo da massa principal. Aqui derreta a manteiga em uma caçarola em fogo baixo. Em seguida, adicione a farinha e mexa com um fuê até tudo ficar bem incorporado. Na sequência, adicione o leite e mexa vigorosamente para não empelotar. Mexa por 1 minuto no fogo e, quando começar a engrossar, retire do fogo, mas continue mexendo por mais 1 minuto. Agora volte a caçarola ao fogo, tempere à gosto com noz moscada e sal, adicione as gemas e mexa por mais 1 minuto. Retire e adicione essa mistura ao queijo/sálvia. Misture bem e reserve.
Como fazer Suflê perfeito?
Agora bata as claras até ficar em ponto de neve. Aqui o truque é não ter nenhum rastro de líquido, ou seja, as claras em neve devem estar firmes. Feito isso, adicione uma parte das claras em neve na mistura com o queijo e, suavemente, vá misturando. Adicione o restante das claras e misture suavemente de novo. Detalhe, se tudo isso for feito na Travessa de Cerâmica dos super ceramistas Maíra Otsuka e Victor Nascimento, o resultado só tenderá a ser harmonioso, senão melhor, perfeito.
Travessa de Cerâmica Maíra Otsuka e Victor Nascimento
Feito isso, com uma concha adicione essa mistura nos recipientes que deixou reservado na geladeira. Lembre-se que o formato do recipiente é o que irá definir a estética final do Suflê.
Do Prato Principal à Sobremesa: As melhores dicas para o Dia das Mães
Trazendo um toque totalmente diferenciado para o nosso Suflê, com grande destaque nós incluímos graciosamente o clássico e atemporal Tomate Confit, que por ser feito com tomate cereja, alho, manjericão e azeite extra virgem, trouxe exatamente o que queríamos para a receita; sabor, aroma, textura e acima de tudo, sofisticação.
A origem do Tomate Confit
Originário da culinária francesa, o Confit é um método de conservação que remonta aos tempos antigos, onde alimentos eram cozidos lentamente em gordura e a baixas temperaturas. No caso do Tomate, esse processo confere uma textura macia e suculenta, além de realçar seu sabor naturalmente doce e levemente caramelizado.
Tomate Confit A Anfitriã Gourmet
Então ao utilizar o Tomate Confit em suas receitas, pode ter certeza, você enriquecerá como nunca o resultado final. Inclusive, o contraste entre a delicadeza do Suflê e a intensidade do Tomate Confit, cria uma harmonia de sabores que certamente impressionará os paladares mais exigentes.
Receitas com Tomate Confit
Produzido pela Anfitriã Gourmet de Itaúna/MG, uma coisa é certa, este Tomate Confit é muito mais do que um simples ingrediente culinário, pois representa a dedicação e a paixão da sua idealizadora, Rafisa Fonseca, pela gastronomia e pela cultura mineira. Inspirada por sua mãe, Maria Vilma Fonseca, e pelo conhecimento adquirido ao longo de uma vida dedicada à arte de receber, Rafisa fundou a marca com o propósito de levar qualidade, sabor e praticidade para os lares brasileiros. Desde então, a Anfitriã Gourmet vem conquistando reconhecimento nacional, expandindo-se para São Paulo, Brasília, Salvador e mais, sempre levando o melhor da culinária mineira.
Anfitriã Gourmet
Tudo pronto, agora é só levar para o forno (200º e em banho maria) até a massa crescer e dourar. Quando isso acontecer, retire do forno e sirva em seguida. Todos que provarem irão adorar.
Talheres Wolff
Para nós o resultado final deste Suflê é fascinante, pois é macio, fofinho, aerado e, por ter em sua composição ingredientes muito especiais (até diferenciados, por assim dizer), faz com que você não queira mais parar de comer. Verdade! Cada pedaço é uma viagem de prazer e satisfação.
Receita perfeita de Suflê
Agora, para acompanhar o sabor requintado do Suflê, ainda mais quando os Talheres utilizados são Wolff, nada melhor do que um Vinho à altura. Não é verdade? Por isso, nossa sugestão para o momento (e para tantos outros especiais) é o Vinho Sempiterno Tannat 2020, que além de ser a escolha ideal para essa harmonização, é uma verdadeira expressão da nobreza e da potência dos bons Vinhos brasileiros.
Vinho Sempiterno Tannat 2020
Com uma abordagem conservadora e cuidadosa, o mais legal deste Vinho é que ele passou por um longo processo de amadurecimento em barris de carvalho, lhe conferindo grande intensidade e notas marcantes. E por trazer em cada gota o verdadeiro terroir da sua região, não tenha dúvidas, será um dos melhores Vinhos que você poderá provar hoje em dia.
Dicas de harmonização com Vinho Tannat
Originário da Serra Gaúcha, com notas profundas de ameixa, passas, cassis e especiarias finas, isso sem falar do seu toque sutil de tostado e café, este Tannat é uma verdadeira joia da enologia. Com apenas 2.350 garrafas produzidas, cada uma representando o ápice da qualidade e da dedicação da Vinícola Gheller, seu potencial de guarda indeterminado sugere que cada gole seja apreciado com a devida reverência, enquanto, claro, sua versatilidade permite que seja desfrutado tanto sozinho quanto em harmonia com pratos requintados, como suflês, carnes assadas, cordeiro, queijos fortes e muito mais.
Vinícola Gheller
Só para você ter uma ideia, a Vinícola Gheller, estabelecida em 2004 e localizada na bela  região de Guaporé/RS, diferencia-se pela produção de Vinhos de qualidade excepcional, contando com vinhedos próprios e realizando todas as etapas do processo em suas instalações, desde a colheita manual até o engarrafamento. E desde o início de sua jornada, a Vinícola Gheller tem como compromisso a busca pela excelência, garantindo que apenas as uvas de alta qualidade sejam vinificadas.
Vinho Sempiterno Tannat 2020 Vinícola Gheller
E após uma refeição tão refinada, é chegada a hora de desfrutar de um momento sublime: a sobremesa. Por isso, nada melhor do que encerrar essa experiência gastronômica com um clássico Café com Chocolate, que não apenas satisfaz o paladar, mas também envolve os sentidos em uma aura de bem-estar e prazer.
Dica de Sobremesa para o Dia das Mães
Para nós, o aroma irresistível do Café recém-preparado desperta os sentidos, enquanto o sabor rico e reconfortante do Chocolate complementa perfeitamente o paladar após a refeição principal. Em resumo, é um convite irresistível para prolongar os momentos com as pessoas que mais amamos na vida.
Chocolate com Café
E para representar com graciosidade todo esse momento, indicamos, claro, o Café Especial das Mulheres do Café, que além de ser cultivado, colhido e torrado pela essência feminina, representa a grandeza das mulheres no campo. 
Café Especial Mulheres do Café
Originário da região de Jesuítas/PR, no ponto mais meridional do Brasil, este Café de Torra Média é moldado pela combinação única de clima e solo, garantindo um sabor envolvente, corpo marcante, acidez suave, textura cremosa e doçura delicada, ou seja, simplesmente irresistível. Ah! E ao ser servido em uma das Xícaras de Cerâmica do Atelier Refúgio da Colina, se prepare, você irá querer provar todo santo dia. É muito saboroso mesmo!
Xícara de Cerâmica Atelier Refúgio da Colina
Produzido por um grupo de mulheres talentosas, guerreiras e incrivelmente criativas, o resultado desta bebida não poderia ser outro senão espetacular. Talvez seja exatamente por isso que esse Café seja tão emblemático, representando fielmente a tradição cafeeira de Jesuítas. Cada xícara, por fim, é um tributo ao trabalho árduo e à dedicação de mulheres especiais, como Adriana, Regina, Lurdes, Deiani, Elizete, Celina, Joana e Marisa. Para elas, o Café não é apenas uma bebida comum; é uma paixão compartilhada e uma herança cultural preciosa, transmitida de geração em geração.
Mulheres do Café / Jesuítas/PR
Como deu para notar, tanto a receita do Suflê, quando todas as dicas aqui apresentadas, são dignas de serem apreciadas nos melhores momentos da vida, principalmente neste Dia das Mães, um dia de celebrar a maternidade em todas as suas formas, honrando não apenas as mães biológicas, mas também aquelas que desempenham um papel materno em nossas vidas.
O melhor almoço de Dia das Mães
Por isso, neste dia especial, estendemos nossa gratidão a todas as mulheres que trazem luz, amor e cuidado ao mundo, seja como mães, mentoras, cuidadoras ou simplesmente como presenças amorosas em nossas vidas. Pois sem suas mãos gentis, seus sorrisos calorosos e seu apoio incansável, sim, aqueles que são os pilares que sustentam nossa jornada, nada disso seria possível.
Café: A melhor pedida para finalizar as refeições
 Que possamos lembrar sempre do poder e da beleza do amor materno e expressar nossa profunda apreciação por todas as mulheres que iluminam nossos dias.

Um Feliz Dia das Mães para todos! ❤

Revista Nós e outros Olhos

Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Conheça mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Anfitriã Gourmet com Tomate Confit
Fazenda Ventura com Queijo do Serro
Vinícola Gueller com Vinho Tannat
Kampo de Ervas com Sálvia

No Cenário:
Martinazzo com Ralador e Tábua de Madeira
Wolff com Talheres de Mesa
Flávia Pircher com Pratos de Cerâmica
Maíra Otsuka e Victor Nascimento com Travessa de Cerâmica
Atelier Refúgio da Colina com Xícara e Pires de Cerâmica
O Belo no Papel com Jogo Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad