No mundo encantador da apicultura, o Mel de Florada Silvestre captura a essência de diferentes ecossistemas e se destaca como uma preciosidade natural. E por refletir as características específicas das plantas que a abelha visitou, cada frasco desse néctar dourado é uma expressão única da flora local.
Só para você ter uma ideia, a diversidade de sabores surge da ampla variedade de flores que as abelhas frequentam, ou seja, em um vale ensolarado, os tons ricos de Mel podem ser provenientes de árvores frutíferas (como as laranjeiras e as cerejeiras), mas nas encostas das montanhas, por exemplo, flores alpinas (como a lavanda e o trevo alpino) conferem um aroma delicado e um sabor suave. Então como pode ver, cada localidade tem suas próprias estrelas florais, onde as abelhas, incansavelmente trabalhadoras, coletam seu néctar para criar uma mistura única e deliciosa.
E assim como a cor e o sabor, um outro detalhe sobre este tipo de Mel é que a sua textura também poderá variar conforme a origem das flores. Por isso, alguns Meles são delicadamente líquidos, escorrendo suavemente da colher, enquanto outros, são mais espessos e cremosos, quase cristalizando com uma riqueza densa. E essas diferenças são uma resposta direta às propriedades químicas e físicas das flores visitadas, refletindo não apenas as estações do ano, mas também as condições diárias.
Agora, uma curiosidade fascinante sobre o Mel de Florada Silvestre é a sua autenticidade como um produto local e sazonal, pois além de contar a história da região, tais como clima, biodiversidade, é o tipo de Mel que traz muitos benefícios à saúde. Portanto, da próxima vez que você saborear um pouco desse presente da natureza, aprecie não apenas o doce sabor, mas também a jornada que o levou de um campo florido até sua mesa.
Para finalizar, indicamos fortemente que você conheça o Mel de Florada Silvestre do Meliponário Zu (Magé/RJ), uma verdadeira iguaria da Mata Atlântica que além de ser produzido pela Abelha Mandaçaia, é um Mel mais líquido, com um dulçor leve, de sabor único e muito, mas muito flexível, podendo facilmente ser usado em pratos doces ou salgados, ou seja, é perfeito para enriquecer chás, drinks, molhos para saladas e claro, para acompanhar uma infinidades de alimentos, como frutas, bolos, pães e muito mais.
Para essa e muitas outras dicas de Meles Especiais, acesse e conheça o nosso delicioso Guia de Meles 2024. Você irá se apaixonar!
Até a próxima!
"A Revista Nós e outros Olhos apoia as experiências sensoriais através da gastronomia.
Propague informações como esta você também... Isso só faz o bem!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário