Imagine o clássico Negroni, mas com um toque tipicamente mineiro, transformando esse icônico drink em uma experiência genuína de sabor e peculiaridades. Imaginou? Pois bem... Este é o Negroni Mineiro, uma reinterpretação exótica que traz como elemento principal os ingredientes característicos de Minas Gerais.
E para você que está acostumado com o Negroni feito com Gin, saiba que nesta releitura a Cachaça envelhecida na Amburana (bem diferente do gin) adiciona ao drink notas amadeiradas e adocicadas (conferindo um perfil aromático especial), que ao ser combinado harmoniosamente com a doçura/leve amargor do Vermouth Rosso e com o toque herbáceo/cítrico do Red Bitter, cria uma base complexa e robusta, ou seja, uma combinação de sabores que propõe uma experiência autêntica para o paladar brasileiro. Para nós, a escolha da Cachaça Amburana é um dos grandes destaques do Negroni Mineiro, pois além de trazer em sua essência a verdadeira tradição na arte de produção de cachaças, confere um sabor redondo, com nuances de baunilha e um aroma sutil de especiarias. Em resumo, uma Cachaça de grande profundidade e que faz jus à identidade mineira.
E para intensificar ainda mais este aspecto regional, o Negroni Mineiro é servido com Queijo Minas Artesanal e Linguiça Mineira de Lombo, ambos como guarnições e como dica de harmonização, sendo as melhores pedidas para acompanhar essa bebida.
Só para você ter uma ideia, o Queijo Minas, com sua textura cremosa e sabor acentuado, é perfeito para equilibrar o amargor do Red Bitter e o dulçor do Vermouth Rosso, enquanto a Linguiça de Lombo oferece um toque rústico e levemente defumado, que por se alinhar perfeitamente com a complexidade do drink, enriquece ainda mais a experiência. E assim como a Cachaça, o Queijo e a Linguiça também são verdadeiros representantes da culinária mineira, pois carregam na alma uma tradição secular e uma rica história para contar.
Agora, para você que irá recriar essa maravilha de cocktail, saiba que tanto a Cachaça quanto o Queijo e a Linguiça, foram escolhidos para valorizar a qualidade dos produtos artesanais e para reforçar o conceito de uma bebida sofisticada e acessível. Sendo assim, o Negroni Mineiro é muito mais do que um cocktail; é uma celebração da tradição e da criatividade mineira.
Bora aprender?
Negroni Mineiro
A Tradição de Minas em um Clássico Italiano
Ingredientes:
30ml de Cachaça Amburana Flor das Gerais
30ml de Vermouth Rosso
30ml de Red Bitter
Método: Mexido
Guarnição: Queijo Minas, Linguiça Artesanal e Tomilho Seco
Copo: Baixo
Gelo: Maciço
Preparo:
Prepare a linguiça e corte o queijo. Reserve! Em um mixing glass misture a cachaça, o vermouth e o bitter. Sirva com simples coagem e finalize decorando com uma telha de queijo com uma fatia de linguiça e talinho de tomilho seco.
Agora que você já conhece a receita, vamos juntos explorar cada ingrediente individualmente, conhecendo um pouco sobre sua essência e o que torna cada um deles especial. Vai por nós, além deles serem estupidamente deliciosos, representam os melhores em suas categorias. Veja só!
Cachaça Extra Premium Amburana
A Alma Mineira em forma de Bebida
A Cachaça Extra Premium Amburana é uma joia da produção mineira, sendo resultado de um processo que combina tradição, terroir e sofisticação. Envelhecida por quatro anos em dornas de amburana, essa cachaça desenvolve notas complexas e sedutoras, com um equilíbrio que mescla suavidade e intensidade. No aroma, destacam-se toques de especiarias doces e nuances de frutas secas, enquanto no paladar apresenta uma textura oleosa, macia e de sabor envolvente (que se aprofunda em notas amadeiradas e levemente florais, típicas da amburana). Premiada internacionalmente com a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2023, essa Cachaça se distingue não apenas pela sua alta qualidade, mas também pelo uso de práticas sustentáveis, incluindo o selo orgânico. Além disso, é reconhecida nacionalmente como uma das melhores opções para drinks e coquetéis como o Rabo de Galo, por exemplo, pois ressalta a riqueza e a sofisticação de cada receita.
Produzida pela Cachaça Flor das Gerais de Felixlândia/MG, uma marca que se destaca no mercado nacional pela união entre técnicas tradicionais e o respeito ao terroir, essa Cachaça nasce na fazenda Mourões, onde a cana-de-açúcar é cultivada em solo fértil, de baixa acidez e rodeada por áreas preservadas que garantem um microclima ideal para o cultivo. Inclusive, a marca (destaque no Guia de Cachaças Artesanais e Especiais do Brasil) prioriza o manejo sustentável e um cuidadoso processo de destilação em alambiques de cobre, onde é selecionada apenas o "coração" (a parte mais nobre) para envelhecer em madeiras especiais, incluindo o carvalho americano, o europeu e claro, a amburana. Esse rigor artesanal aliado à paixão pela cachaça, faz da Flor das Gerais uma referência não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil, sendo uma marca que honra as raízes e as tradições do alambique mineiro.
Queijo Minas Artesanal
Tradição e Sabor na Medida Certa
O Queijo Minas Artesanal é sem sombra de dúvidas um verdadeiro ícone da culinária mineira. Extremamente protegido pela legislação de origem, feito com leite cru de vaca e maturado por 21 dias, esse Queijo do Campo das Vertentes apresenta uma casca lisa e de coloração amarelo suave, enquanto seu interior exibe uma massa branca e macia, característica do terroir local. Esse aspecto contribui para uma textura amanteigada e firme, onde o sabor suavemente pronunciado e equilibrado se destaca. Para completar, esse Queijo ainda revela um retrogosto láctico e curto, combinando notas levemente adocicadas, nuances de cereal e pequenas olhaduras (buracos internos que refletem a umidade da região), ou seja, ideal para quem busca o verdadeiro sabor dos Queijos Mineiros.
Produzido pela Queijos Tarôco, este Queijo é fruto de um trabalho familiar que teve início com a chegada dos Tarôco da Itália em 1888, quando se estabeleceram na Colônia do Felizardo, nas redondezas de São João Del-Rei/MG. Com foco na agricultura e pecuária, a família manteve suas tradições e, há cerca de sete anos, decidiu investir na produção do Queijo Minas Artesanal. Hoje, sob a direção de Eurico Tarôco, a queijaria se destaca pela qualidade excepcional e pela preservação de métodos tradicionais, que são aprimorados pelo controle rigoroso do processo de fermentação e dos tempos de maturação. E para demonstrar todo esse compromisso com a qualidade, este Queijo foi premiado com medalhas de bronze no Prêmio Queijo Brasil em 2017 e 2019, ou seja, além de ser uma marca que carrega o legado mineiro, vem se destacando entre os melhores do país.
Linguiça Mineira de Lombo
Textura e Sabor em perfeita harmonia
A Linguiça Mineira de Lombo é uma escolha perfeita para a harmonização com o Negroni Mineiro. Produzida com cortes selecionados de lombo suíno, essa linguiça apresenta um sabor intenso e bem equilibrado, com adição de temperos naturais e totalmente artesanal que evidencia a essência da charcutaria mineira. A textura é firme, a cor é apetitosa e cada pedaço remete às técnicas herdadas de gerações anteriores que dominavam a arte de preparar carnes e embutidos frescos. Além disso, a qualidade da Linguiça de Lombo se evidencia com um rigoroso processo de seleção de matéria-prima e métodos de preparação, preservando não só os sabores autênticos deste tipo de produto, mas garantindo principalmente o verdadeiro prazer de se alimentar.
A Frescato Charcutaria, produtora deste belo alimento, foi fundada por John Heberth Rodrigues e Mauricéia Tavares Rodrigues, um casal apaixonado pela culinária mineira que sempre buscou unir tradição e inovação. Nascida em 2016 na cidade de Mairiporã/SP, a Frescato se destaca na arte da charcutaria artesanal, oferecendo uma variedade de produtos de alta qualidade, como a Linguiça Mineira de Lombo, a Copa Lombo, o Bacon, a Carne de Fumeiro, o Lombo para Feijoada e uma seleção de linguagens especiais, como a Linguiça da Borda (temperada com ervas aromáticas), a Linguiça da Serra (que combina o sabor do queijo meia cura com o provolone), a Linguiça Mineira da Roça (um clássico com pimenta calabresa) e a Linguiça Porcalho (que traz como exclusividade o alho poró). Para nós, essas variações criativas refletem a filosofia da marca de criar produtos que respeitam e homenageiam a rica herança gastronômica de Minas.
Então seja você um amante dos clássicos da coquetelaria ou um explorador de novos sabores, o Negroni Mineiro é um convite para apreciar o melhor da coquetelaria regional. E por ser um drink que homenageia os sabores e os saberes da cultura mineira, pode apostar, é uma nova forma de experimentar o clássico Negroni. Aprecie no próximo churrasco, você irá adorar!
E para você que está sempre buscando os melhores drinks para experimentar, saiba que a nossa jornada pelo mundo dos coquetéis continua em movimento. Por isso, o próximo drink da nossa série já está chegando aí. Então não perca tempo, siga o nosso Canal no Youtube, os nossos perfis no Facebook/Instagram e fique por dentro do verdadeiro mundo dos coquetéis.
Até a próxima!
Aproveite e conheça os outros drinks da série!
É um mais saboroso que o outro 🤩🥃
Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes
Cachaça Flor das Gerais com Cachaça Extra Premium Amburana
Queijos Tarôco com Queijo Minas Artesanal
Cuisinart com Griddler Digital 5 em 1
Martinazzo com Tábua, Garfo e Faca de Churrasco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário