Post Top Ad

Baklava de Amendoim e Café na Pressca: Uma harmonização envolvente

Delicada, perfumada e irresistivelmente crocante, a Baklava é um doce de origem Turca composto por deliciosas camadas de massa filo, mel e nozes. Podendo ser feita com pistache, avelã, sementes de gergelim, papoula e outros tipos de grãos, nesta releitura este ícone da confeitaria ganha um toque brasileiro com o uso de amendoim e massa folhada, criando uma sobremesa que nos surpreende em todos os sentidos.
Baklava de Amendoim e Café na Pressca: Uma Harmonização Envolvente
Agora, imagine a doçura crocante dessa Baklava de Amendoim, onde camadas delicadas de massa folhada envolvem um recheio rico e perfumado. Para completar essa experiência, nada melhor que um bom café servido em uma xícara de cerâmica, não é verdade? O resultado é uma combinação perfeita de texturas e sabores que encantam o paladar e que elevam o momento do café a um novo patamar.
Receita Baklava
Para nós, harmonizações como essa revelam o poder que os bons alimentos têm em transcender a simplicidade de algo cotidiano em algo memorável. E aqui, por exemplo, não poderia ser diferente, já que a Baklava (com sua tradição ancestral) confere leveza e crocância, enquanto o Café, por sua vez, enriquece toda a experiência com sua complexidade sem igual. Hummm... Delícia demais, né? Bora recriar?

Baklava de Amendoim e Café na Pressca
Uma Harmonização Envolvente


Ingredientes Baklava:
500g de Amendoim
300g de Manteiga Clarificada
3 colheres de Calda Doce*
Massa Folhada
Mel e Pistache

Preparo Baklava:
Em um processador triture o Amendoim e transfira para um bowl. Adicione a calda doce e misture bem. Em uma assadeira adicione uma folha de massa folhada (cortando as laterais - se preciso - para encaixar certinho) e, sobre ela, a mistura de amendoim feita anteriormente. Espalhe de forma uniforme e compacte com uma colher. Sobre a mistura de amendoim, coloque as rebarbas da massa folhada. Sobre elas, mais uma camada de massa folhada. Corte no formato e no tamanho desejado e adicione a manteiga clarificada (espalhando bem para preencher toda a Baklava). Leve ao forno (180º) por aproximadamente 40 minutos (ou até dourar). Quando servir a Baklava no prato, regue com bastante mel e finalize com pistache triturado.

*Calda Doce:
1/2 copo de Água
1.1/2 copo de Açúcar
1 colher de suco de Limão
1 colher de Baunilha

Preparo Calda Doce:
Ferva a água e o açúcar por 7 minutos. Desligue o fogo e adicione o limão e a baunilha. Misture e reserve.
Receita Baklava de Amendoim
Como pode ver, escolher ingredientes de qualidade é sempre o segredo de uma boa receita. E em uma harmonização como essa, todos tem o seu devido destaque, em especial, o Mel, o Café e a Cafeteira. Eles de fato são demais e com certeza irão te surpreender. Veja só!

Meliponário Atlante
Mel de Abelha Nativa da Mata Atlântica
Meliponário Atlante: Mel de Abelha Nativa da Mata Atlântica
O Mel da Mata Atlântica de Abelha Canudo é uma joia da natureza que eleva qualquer criação culinária. Com notas florais suaves, alta doçura e baixa acidez, traz um equilíbrio perfeito entre sabor e aroma. Extraído das abelhas nativas sem ferrão, o Mel carrega a essência da biodiversidade da Mata Atlântica, transformando cada colherada em uma experiência única e sustentável. Na Baklava de Amendoim, por exemplo, foi regado sobre a massa folhada crocante, proporcionando um toque final sofisticado e realçando a delicadeza do prato. 
Mel de Abelha Nativa da Mata Atlântica
Produzido pelo Meliponário Atlante em Paraty/RJ, este Mel é mais que um ingrediente: é um símbolo de preservação ambiental. Essa iniciativa sustentável, patrocinada por voluntários da Fraternidade Branca Universal do Arcanjo Mickael (FBUAM), dedica-se à proteção das abelhas nativas e do bioma da Mata Atlântica. Com manejo sustentável, certificações rigorosas e comercialização exclusiva para restaurantes e empórios gourmet, o Meliponário Atlante transforma o Mel em uma ponte entre a alta gastronomia e a conservação de um dos biomas mais ameaçados do Brasil.
Meliponário Atlante

Santa Luz Cafés Especiais
A perfeição na Arte dos bons Cafés
Santa Luz Cafés Especiais: A perfeição na Arte dos bons Cafés
O Café utilizado na harmonização da Baklava é um Café de torra média da Santa Luz Cafés Especiais, proveniente da renomada região das Matas de Minas, em Inhapim/MG. Com uma colheita manual selecionada e um processamento cuidadoso, este Café destaca notas sensoriais equilibradas (chocolate, melaço, torrone, chá preto e malte), combinando doçura natural, acidez harmoniosa e corpo marcante. Esses atributos tornam-no o parceiro ideal para sobremesas como a Baklava de Amendoim (isso sem falar que ele é perfeito para todas as horas do dia a dia), proporcionando um contraste elegante que realça os sabores de ambos.
A perfeição na Arte dos bons Cafés
Produzido pela família Ribeiro, com mais de 30 anos de experiência na cafeicultura, a Santa Luz Cafés Especiais é um tributo ao terroir e à dedicação de gerações. A marca nasceu durante a pandemia e foi batizada em homenagem ao Sítio Santa Luzia, conectada à fé e à história familiar. Hoje, seus cafés são reconhecidos internacionalmente, levando o sabor das Matas de Minas para países como Holanda, França e Inglaterra. Com microlotes exclusivos, a Santa Luz entrega mais que café: oferece uma experiência sensorial e cultural que conecta o consumidor às raízes de Minas Gerais.
Santa Luz Cafés Especiais

Cafeteira Pressca
Praticidade e Sabor no preparo de Café
Cafeteira Pressca: Praticidade e Sabor no preparo de Café
A Pressca é um método 100% brasileiro que combina simplicidade, inovação e sofisticação. Portátil e funcional, ela é a escolha perfeita para quem deseja unir praticidade e sabor em qualquer lugar. E um dos grandes trunfos do Método Pressca é a liberdade que ele oferece ao barista doméstico, sendo possível personalizar completamente a experiência (ajustando a granulometria do café, o tempo de infusão e até mesmo a temperatura da água) para criar diferentes perfis de sabor. Por isso, essa flexibilidade torna a Pressca uma excelente escolha para explorar a diversidade do café brasileiro, conhecida por sua ampla gama de variedade e terroir.
Praticidade e Sabor no preparo de Café
Criada para atender tanto os iniciantes quanto os apaixonados por café, a Pressca, de Rio do Sul/SC, se propõe a transformar o momento de preparo em algo simples, mas sem abrir mão da qualidade. Com seu design compacto e funcionamento intuitivo, essa cafeteira portátil não exige eletricidade, sendo ideal para acompanhar a rotina movimentada do dia a dia, viagens ou até mesmo uma pausa em meio à natureza. Seu funcionamento combina princípios de infusão e pressão, garantindo uma bebida encorpada, rica em nuances e que evidencia as características únicas de cada grão.
Cafeteira Pressca
E para você que irá recriar essa maravilhosa harmonização, saiba que ao fazê-la você irá embarcar em uma experiência rica em história, sabor e significado, pois com a Baklava, você traz à sua mesa a delicadeza de um doce que carrega séculos de tradição, e com o Café, você transforma a simplicidade do cotidiano em um ritual de prazer e conexão.
Baklava de Amendoim e Café na Pressca
E para você que está chegando agora, saiba que a Pressca é mais um capítulo da nossa série sobre "Métodos de Preparo de Café", onde em cada publicação, estamos explorando diferentes maneiras de fazer a sua bebida favorita em casa. Então aproveite que está aqui e veja os outros métodos que já foram publicados! Você irá adorar!
Até a próxima!

Revista Nós e outros Olhos
Créditos de Conteúdo e Fotografia:

Saiba mais sobre as marcas apresentadas:
Redirecionamento para "Instagram" ao clicar nos nomes

Pressca com Pressca
Santa Luz Cafés Especiais com Café em Grãos
Meliponário Atlante com Mel da Mata Atlântica / Canudo
 
No cenário:
Mallory com Processador/Liquidificador
Martinazzo com Tábua, Faca e Assadeira
Lu Reis Cerâmica com Bowl de Cerâmica
Marlene Marchi com Xícara de Cerâmica
Maíra Otsuka com Molheira de Cerâmica
Abozelli Studio com Prato de Cerâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Post Top Ad